Fiz recentemente um passeio para o Chile, onde passei duas semanas na casa da minha filha. Fiquei em Santiago, no bairro Providencia e o visual da varanda do apartamento era simplesmente o topo da cordilheira dos andes. Lá descobri porque minha filha se apaixonou pela cidade, pois além de bonita, os Chilenos são , em geral, bastantes simpáticos, alegres e agradáveis, e pode-se experimentar tranquilidade e segurança. É Possível caminhar nas ruas a qualquer hora do dia ou da noite sem aquela sensação de medo que estamos acostumados aqui no Brasil. Não se preocupe com o horário, pois voce sempre chega a tempo nos compromissos, pois a cidade tem mobilidade. Um sistema de transporte público eficiente, com 5 linhas de metrô que corta a cidade inteira (em nenhum momento fiquei mais de 2 minutos na estação). Confesso que não senti falta do carro em momento algum.
Às avenidas de Santiago são separadas por imensos parques no canteiro central, onde pode-se ver crianças, adolescentes e até adultos brincando, correndo, exercitando-se nos aparelhos de ginástica, por sinal bem conservados, e até sem fazer nada, simplesmente deitados na grama olhando pro céu.
Ao chegar no aeroporto de Santiago faça o câmbio de moeda o suficiente para o transporte, pois no aeroporto o câmbio não é favorável. Deixe para cambiar no centro onde tem muitas casas do ramo. O Taxi em santiago não é caro, mas não é necessário pegá-lo no aeroporto, pois tem uma linha de onibus direto do aeroporto para a rodoviária. Dá rodoviária pega-se o taxi para o destino final.
Não gostei muito foi da culinária Chilena, mas enfim é só uma questão de gosto mesmo. Geralmente os pratos são individuais e em restaurantes a La Carte são um pouco caros. Quando se escolhe um tipo de prato, por exemplo, carne de cedro assado, vem somente a carne, o restante pede-se e paga-se separado.
Não deixe de experimentar o carangueijo gigante. Atenção; se pedir churrasco se prepare para receber um pão com um pedaço de carne dentro. Não gostei também do refrigerante deles, achei muito doce.
Não deixem de visitar o Cerro San Cristobal e o Cerro Santa Lucia, donde pode-se ver toda Santiago.
Conheci também a cidade de La Serena, que fica há uns 470 Km ao norte de Santiago, na beira do oceano pacífico. Cidade pequena, na região de coquimbo, com sua arquitetura tradicional desde sua fundação em 1544. Lá tive a "oportunidade" de experimentar até um pequeno tremor de terras. No porto de coquimbo fiquei de frente com leões marinhos se banhando e tomando sol tranquilamente nas águas do pacífico.
Não deixe de conhecer também o Valle del Elqui, Coquimbo, Vicuna...
Enfim, é um passeio muiiiiiito agradável e, por incrível que pareça, não é caro. Uma semana em Porto Seguro na Bahia, gasta-se mais que 10 dias no Chile.
Minha filha, na mesquita em Coquimbo.
Vista do alto do cerro San Cristobal
Sol de 19:00 hs em La Serena
Cordilheira dos Andes
Eu e Leti no Parque Japones
Visita a vinícula
Frio de La Serena
Nós na vinícula
Parque em La Serena
Vale del Elqui
Porto de Coquimbo
Parque Japones
Alto do Cerro San Cristobal